O que é persona? Qual sua importância? Qual sua relação com o funil de vendas? Essas perguntas vão ser respondidas para explicar a você por que é tão importante criar um persona para definir os rumos do seu negócio, pois isso afeta diretamente no lucro dele.
Vamos, então, compreender a persona. Persona, ou buyer persona, é o cliente ideal para o seu negócio. O marketing de conteúdo não é feito para atingir qualquer pessoa e essa estratégia visa impactar a pessoa certa, focando nas necessidades e desafios do consumidor.
Por serem estratégias mais específicas, criar um personagem que sirva como uma representação do cliente que você quer atingir faz com que a campanha de marketing de conteúdo tenha um maior índice de retorno. Para isso, é necessário utilizar informações reais para o processo de construção de uma persona, como dados comportamentais, motivações e desejos.
Em linhas mais simples, criar a persona consiste em um trabalho de pesquisa constante, onde quanto mais detalhado é o perfil do seu consumidor, mais assertiva será a sua persona e mais objetiva a sua comunicação, especialmente nas fases finais do funil.
E o que seria o funil de vendas? Vamos entender um pouco sobre ele, para que todo o processo faça sentido. Funil é um termo muito usado e consiste em algumas etapas fundamentais que todo consumidor passa, desde o momento em que pensa em comprar algo até realmente efetivar a sua aquisição. As etapas são: visitas, leads, oportunidades e vendas.
O topo do funil está voltado para o aprendizado e descoberta, em que os visitantes descobrem que há uma necessidade ou problema a ser resolvido que até então era desconhecido por eles, tratando sobre a etapa da consciência que é despertada após o contato inicial com sua empresa. Nesse período, ele busca referências não só do produto, mas também da sua empresa e do que ela oferece dentro daquela experiência de compras. Muitas vezes, o consumidor compara, pesquisa e visita diversas vezes seu site, até definir se é realmente ali que vai concluir a compra.
Esta é uma etapa de encantamento. Aqui, seu marketing de conteúdo precisa ser muito bem definido. Quase como se você estivesse falando com esse cliente de maneira personalizada. Todo e qualquer diferencial é importante para manter sua persona “presa” ao seu negócio.
Uma vez que a etapa do encantamento foi cumprida, o cliente segue a trilha para o que chamamos de meio do funil, onde estão a identificação e o reconhecimento do problema que quer resolver e a consideração sobre a solução. Aqui, o consumidor passa a ser chamado de lead, e o desafio é que ele encontre no seu negócio a resposta para a sua necessidade.
Essa parte é importante para trabalhar o interesse e amadurecimento do produto/serviço. Geralmente o consumidor vai buscar mais referências sobre a empresa e nesse momento as redes sociais têm um peso enorme sobre os fatores imagem e reputação.
Invista em uma rede sólida, presente, atuante e atualizada. Aliás, quando o assunto é empreender, entender a relevância de se investir em uma agência, ou um profissional de comunicação, que cuide da rede social do seu negócio, é essencial e este é o tipo de investimento que precisa fazer parte do seu planejamento financeiro. Acredite, credibilidade começa no virtual e ter uma identidade alinhada, uma rede ativa e interativa coloca seu negócio à frente de quem acha que presença digital é apenas questão de fazer alguns posts semanais. Fuja dessa cultura! Invista em um trabalho de mídia social e ganhe tempo para focar no seu negócio.
O fundo do funil é a última etapa. É onde a magia acontece! Esse é o momento da decisão de compra, quando o lead finalmente decidiu comprar de você. É aquele momento em que todo o valor do seu negócio foi percebido e o cliente vai enfim realizar a compra porque percebeu que quem pode oferecer a solução que ele busca é ninguém menos do que você.
Como empresário, conhecer todo o conceito do afunilamento dos clientes na parte de vendas é importante para entender o processo feito por eles dentro do seu negócio, e isso se correlaciona com a criação de personas justamente porque é através delas que há a possibilidade de realizar simulações do que pode ser feito para atingir o público dentro das etapas do funil, captando assim mais clientes e aumentando as chances de fidelização de marca.
É um trabalho que demanda muita pesquisa e análise de dados, assim como a elaboração de estratégias específicas. Por isso diversos empreendedores contratam serviços de agências de marketing digital para realizar seu planejamento de comunicação. É seguro, efetivo e permite ao empreendedor acompanhar a devolutiva das ações, ao mesmo tempo em que pode definir novas estratégias e afinar ainda mais sua conexão com o público consumidor.
Quando pensar em buscar clientes através do marketing digital, procure uma agência que alinhe atender as suas expectativas com o orçamento que cabe no seu bolso. Certamente há por aí, uma agência para você chamar de sua.
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