Engajar pessoas que pensam diferente, que vivem vidas diferentes, que trabalham em setores diferentes dentro da mesma empresa. O desafio da Comunicação interna sempre foi enorme, neste sentido. Levar a mesma mensagem para tantas pessoas e torcer para que elas entendam o mesmo contexto, é quase um trabalho heroico.
Mas dá sim pra arrumar a casa. Basta planejar. Nenhuma ação interna dá certo se não for estrategicamente desenhada e as metas finais estabelecidas. Por isso, na hora de desenvolver qualquer coisa para os funcionários, o setor de comunicação precisa conhecer muito bem as premissas que sustentam aquela instituição para desenhar suas ações de maneira assertiva e, consequentemente, engajadora.
Comece pela missão, visão e valores. Muitos lugares já substituem a tríade pelo Propósito pois acreditam que é ele quem une todas as definições de uma só vez. Particularmente, acredito que independente do nome, é essencial que, seja qual for o conceito, a maior preocupação dos gestores de uma empresa deve ser “meus colaboradores sabem tão bem quanto eu?” e, mais além, “se sabem, aplicam no dia-a-dia de maneira a levar a boa imagem da empresa aonde quer que vão?” Sim, comunicar valores internos sempre será sobre credibilidade e confiança. Então, a primeira tarefa é esta: se certificar de que os funcionários sabem os valores internos e acreditam neles, pois vivem essa realidade diariamente, dentro do ambiente corporativo.
Uma vez respirando a mesma atmosfera de confiança e transparência, fica mais fácil receber os comunicados que chegam dos gestores, e colocar em prática aquilo que for determinado. Quando se confia na liderança, o time é capaz de encarar qualquer desafio. O segundo degrau é a maneira como a mensagem será passada. Empresas que possuem os chamados “chão de fábrica” precisam se preocupar em levar a comunicação para este segmento de maneira alinhada com aqueles que passam o dia dentro dos escritórios e que tem acesso a e-mails e intranets. Pense em coisas mais simples, como um mural ou uma TV Institucional dentro de refeitórios ou espaços em que essa turma se reúna com mais frequência.
E, por último, lembre-se que o exemplo arrasta multidões. A gestão precisa estar envolvida com o planejamento de comunicação para dar à equipe o norte que ela espera. Teoria e prática devem estar completamente alinhadas. Não existe mistério na hora de comunicar para diferentes setores de uma empresa. Basta organização, planejamento e dedicação.