pexels-photo-1124066
Novos rumos para que se faça uma Comunicação Interna ainda melhor

Na última semana de 2018, encontrei um querido amigo nessas milhares de confraternizações que acontecem em dezembro – aliás, feliz 2019 pra você que está lendo este artigo! Ele é engenheiro químico e me contava como a empresa onde trabalha vem passando por algumas dificuldades de relacionamento entre os setores, já que lá não existe uma comunicação interna própria.

Não há planejamento, logo, toda e qualquer notícia sai do setor de RH e, seguindo um triste fluxo natural, se espalha entre as salas e cafés através da famosa rádio corredor. O resultado é um sem número de pessoas mal informadas e pouco engajadas com o propósito da empresa. Poucos eventos são criados e, quando acontecem, a taxa de adesão é pequena. Não podia mesmo ser diferente. Não há quem realmente cuide do material humano, no sentido de uniformizar informações, ações e movimentos internos.

Assim como a empresa do meu amigo, ainda há muitas que acreditam que um setor de comunicação interna próprio, não é relevante. A comunicação ainda é vista como aquela que produz o “jornalzinho”, o “muralzinho” e tudo o que for diminutivo intra-muros. Não enxergam o quanto a área evoluiu e cresceu exponencialmente, como absorveu as ferramentas online e precisou se reinventar para manter a informação atualizada numa velocidade impensada, há algum tempo atrás. Hoje, as empresas mais antenadas investem em ferramentas que tem por objetivo unificar seu material humano, de modo a trabalhar de forma transparente e direta. Essas empresas já vivem no dia-a-dia as benesses de ver seus funcionários engajados e ativos nas ações propostas. Muitas já possuem suas próprias redes sociais internas e além do fator descontração, através de fotos e posts, é quase unânime afirmar que a produtividade aumentou consideravelmente.

A forma de se comunicar mudou. As mídias sociais já são uma extensão de cada pessoa. Uma empresa que teima em remar contra está condenada a ver suas estruturas fortemente abaladas e condenadas ao caos, como uma torre de Babel. Todos falam, ninguém se entende. Que o ano novo traga uma nova luz ao conceito de comunicação interna com participação integral daqueles que fazem girar as engrenagens de uma organização – os colaboradores.

COMPARTILHAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
CONTATO
Vamos TOMAR UM CAFÉ?
+55 (21) 97057-5185

Segunda – Sexta 9:00 AM – 18:00 PM EST

contato@essenzia.com.br