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Marketing digital para pequenas empresas – é possível investir?

Você tem vontade de ampliar o alcance do seu negócio? Tem diversas dúvidas sobre pensar em estratégias para aumentar sua divulgação nas redes sociais? Tem dificuldade de pensar em uma forma de gerar conteúdo interessante? Acredita que não é necessário ou que é muito caro contratar serviços? Calma, não precisa se desesperar, pois muitas dessas dúvidas serão respondidas abaixo.

Para entendermos como o marketing digital se relaciona com os pequenos empreendedores, vamos primeiro entender o que é marketing digital. Ele consiste em uma divulgação realizada em ambiente virtual, através de ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites.

Na web, as empresas se aproximam mais de seu público e é nisso que muitas estratégias midiáticas se focam, pois a parte comunicacional ganha importância por conta das possibilidades de interação direta com a audiência, então realizar essa comunicação de forma correta é essencial para todo tipo de negócio. De qualquer tamanho.

A internet tem como principal característica o dinamismo. As redes sociais promovem esse movimento, e as empresas então criam ações especificas ou ainda se posicionam sobre algum acontecimento recebendo feedback imediato de seus consumidores ou clientes em potencial. Essa coleta de informação pode ser usada para medir como está a aceitação das pessoas sobre determinado conteúdo.

Por mais que essa área esteja em constante ascensão e seja palco de investimento para diversos negócios, pequenos empreendedores ainda resistem com a ideia de direcionar parte de seu orçamento para investir em estratégias de comunicação digital. Por desinformação, crenças sem embasamento, especialmente acerca de valores, ou por não terem a real dimensão da importância da presença digital, para o sucesso do seu negócio. Acabam buscando ajuda de pessoas sem entendimento técnico ou ainda se arriscam a criar e monitorar suas ações, ficando, não raro, exaustos, frustrados e geralmente acabam deixando o trabalho sem continuidade. Isso ocorre por conta de alguns mitos criados acerca do marketing digital. Veja se você se identifica:

INVESTIR EM UMA AGÊNCIA CUSTA CARO

A pergunta de ouro é: colocar dinheiro no marketing do seu negócio é gasto ou investimento? Dependendo da resposta, muito já se explica sobre a forma como você encara o ambiente digital. Para ser visto, você precisa investir, isso é fato. A boa notícia é que dá para planejar uma boa estratégia de acordo com seu bolso. Se o planejamento for bem desenhado, por um social media que tenha boas noções, você pode começar com um mínimo viável, analisar os resultados e entender como proceder nas ações seguintes. Busque indicações, converse com outros empreendedores e veja o que se enquadra melhor na sua realidade.

MINHA MARCA É PEQUENA DEMAIS PARA SER VISTA

Outro ponto importante a ser desmistificado. O receio de não ser capaz de concorrer com os grandes negócios, não é uma verdade absoluta porque, acredite, o mercado dentro do espaço virtual é o método mais fácil de se destacar, onde quanto mais conteúdo e estratégias, mais presente você estará nas buscas de usuários, aumentando suas chances de ser visto pelo seu público-alvo. É uma questão de criatividade mesmo. Um vídeo no reels ou Tik Tok, se for interessante e chamar a atenção do público, pode viralizar em minutos e levar sua marca a uma visibilidade que você nunca pensou. Aí, você tem outro problema: estar preparado para atender a demanda (eita problema bão!).

MEUS PRODUTOS SÃO BONS, MAS NÃO SEI COMO MOSTRÁ-LOS

Esse mito gira em torno de uma necessidade que ainda gera bloqueio nas pessoas. Então, para provar a credibilidade de seu produto ou serviço, você precisa mostrá-los em ação e para isso, o uso do vídeo é fundamental. Ihhhh…você tem vergonha de conversar com a câmera do seu celular, né?

Pois é, ainda há resistência de grande parte das pessoas. Por diferentes motivos e a gente não vai julgar, mas o fato é que quanto mais você demonstra seu produto gerando resultado ou traz depoimentos de clientes satisfeitos, mais você trabalha o gatilho da credibilidade, na audiência. Pensa comigo: você quer aumentar seu alcance e falar com um monte de gente, que não te conhece, nem o seu produto ou serviço. Então, para gerar confiança você precisa provar que a sua entrega é verdadeira, que seu produto cumpre o que promete, seu serviço realiza os objetivos e somente quem já passou por eles vai poder dar um testemunho a respeito. Por isso, faça vídeos, peça a seus clientes para darem uma palavra breve sobre seu negócio. E não se preocupe com as produções. O valor desse material está na palavra, nos resultados gerados. Somos humanos e ainda acreditamos nessa relação.

As crenças falsas que muitos empreendedores possuem na verdade são empecilhos para o crescimento do negócio. O investimento no digital é muito mais rentável do que investir em impressos, por exemplo, com um retorno ainda maior na parte de lucratividade.

Despertamos sua curiosidade? Ficou com dúvidas? Aqui na Essenzia o trabalho de criação de estratégias digitais para pequenos empreendedores é totalmente personalizado e cabe no seu orçamento, então vem conhecer melhor a gente e acabar de vez com a ideia de que só grandes empresas podem investir em uma agência especializada. Essa é a nossa missão – traduzir a sua, com estratégia e criatividade.

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